sábado, 14 de fevereiro de 2009

Culturette

Hoje em dia existe uma determinada tribo que vem se destacando nos grandes centros urbanos, sobretdo na cidade de São Paulo. São os chamados "Culturettes", nome e grafia especialmente criados por mim para definir este tão seleto grupo. Um Culturette é um cara descolado, que facilmente pode estar misturado entre pessoas normais e interessantes. Em geral, pode demorar um pouco até percebermos e identificarmos um Culturette.

São seres cabeça, que usam óculos de armação estilosa, roupas com cara de velha - mas que são novas, de grife e bem passadinhas pela empregada - e freqüentam lugares ditos alternativos.

Você provavelmente não verá um Culturette tomando um pingado e comendo um salgado qualquer naquele boteco meio sujo que tem em frente ao ponto de ônibus. O Culturette freqüenta bares que são sujos como o boteco do ponto de ônibus, mas que se dizem- "estilizados" , têm serviço de manobrista e vendem cerveja pelo triplo do preço.

O Culturette não é um gênio, o máximo que conseguimos encontrar são exemplares com uma inteligência medianamente razoável. No entanto, ele tem plena convicção de sua genialidade absoluta (mesmo que ela não exista), e não estuda nada tão-somente para si. Ele é praticamente um garoto propaganda dos cursos/matérias cabeça que ele faz, como Filosofia do sei-lá-eu-o-quê, história da arte, sociologia experimental III a missão, a dialética da poesia húngara no séc XVIII, etc. O Culturette também estuda três, até quatro idiomas. Não fala nenhum deles, não lê nada em nenhum deles, mas tem um vocabulário básico de cem ou duzentas palavras que serve pra impressionar, e botar banca de... Culturette!

Além disso, um Culturette, mesmo que goste de história da arte, por exemplo, não estuda o assunto para depois discutir ou debater com quem também estuda e gosta, até porque provavelmente ele não conseguiria fazer isso. O Culturette estuda essas coisas cabeça justamente pra conversar com quem não estuda e não gosta disso tudo! Assim o Culturette pode se sentir superior e também pagar de... Culturette!

O Culturette morre de medo de ser confundido com uma pessoa normal. Por isso, ele tende a negar toda e qualquer diversão ou assunto que pareça mundano demais, que não seja seleto e intelectualizado o suficiente. Ele curte MPB, gosta de uma cervejinha, até de uma cachaça. Mas nega-se a falar merda em uma mesa de bar. Para um Culturette, tudo tem sempre que estar "acrescentando algo" ao seu intelecto, inclusive uma conversa de bêbados na mesa de um boteco-chique-sujo. Portanto, ele vai ficar bêbado e discutir o sexo dos anjos, e não coisas mais interessantes e engraçadas como "casos de pessoas que dão entrada em PS de hospitais com objetos estranhíssimos introduzidos no ânus" (leia mais aqui).

Por isso é bem difícil identificar um Culturette logo de cara. Num primeiro momento, você pode pensar que se trata de mais um cara gente boa, que curte uma boa música, toma uma cachacinha... Há casos na literatura de pessoas que chegaram a namorar seres Culturette sem perceberem! Quando identificaram o perfil do indivíduo, já estavam com alguns meses de namoro... Já pensou?

Mas eu acredito que o lance principal do Culturette é essa preocupação com a imagem. Ele quer ser um cara descolado, alternativo e intelectual. Ele QUER SER, mesmo que não seja. Não é um cara que curte uma boa MPB, ouve um Chico Buarque no rádio do carro indo pra balada, mas senta numa mesa de boteco sujo e fala merda com os amigos.

É uma pena! Até porque, o cérebro precisa de momentos de "massagem cerebral". É importante falar asneira, e dar um tempo pra cabeça, já que vivemos num mundo em que tudo é informação de tudo que é lado.

2 comentários:

  1. Um bom lugar para encontrar os "Culturettes" e' a tao falada "Casa do Saber", tb conhecida como "DaslUsp", por reunir pessoas de alto poder aquisitivo "interessadas" em cultura (geralmente historia da arte, musica e filosofia)... e' por isso que fujo de la'! E viva o butecosujo (de verdade!)

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha. Adoro não excluir as pessoas do msn.
    Nem sei se vc lembra de mim, mas não importa.
    Adorei o Culturette, na FFLCH é o que mais tem, é da onde eu mais fujo. Vc não escreve mais poesia? Era tão legal,
    Beijo

    ResponderExcluir