terça-feira, 8 de setembro de 2009

Filosofia de boteco

Finalmente, eis que dou as caras. O cara do monitor silencioso que chamava a atenção do vizinho no metrô, numa hora que nem japonês está acordado, com zumbis engravatados andado por aí. Lê de novo, faz sentido o que eu escrevi.
Pois bem, cá estou em pé no balcão. E como filosofia de boteco é o melhor tipo de divagação, divido aqui uma epifania que tive há meses, sentado num boteco com copo sujo, com um amigo bêbado me mandando à merda a cada palavra minha.
Minha senhora, meu senhor, eu vos digo: eu descobri o sentido da vida. Não é bem o sentido, propriamente dito, mas eu tenho a prova de que há vida após a morte. Requesito vossa máxima atenção, porque essa (ins)piração vai longe.
Vamos pensar logicamente, e partir do pressuposto que o tempo é infinito. Sim, você já deve ter percebido que eu sou um daqueles bêbados chatos que faz questão de dividir suas teorias malucas na pior hora do dia; aquela em que tá todo mundo bem louco.
Pois bem, o tempo é infinito e ponto final, porque senão a teoria não funciona - e convenhamos, se o tempo não for infinito, o que vem depois do fim do tempo?
Considere a possibilidade de você ganhar na Mega Sena. Calma, eu já chego no sentido da vida. Enfim, pense na chance de você ganhar legitimamente na loteria. A matemática correta eu não sei, mas imagino que seja algo entre 0% e 0,001% de chance. Pois bem, sendo o tempo infinito, não importa quão ínfima seja essa porcentagem, ela sempre se concretizará. Claro, pois qualquer possibilidade minúscula multiplicada pelo infinito resulta sempre em 100%. Isso quer dizer que as chances de você virar milhonário(a) da noite pro dia é de 100%. Ademais, as chances de você ganhar na loteria 27 vezes seguidas - lembre-se que legitimamente - também é de 100%. Por quê? Porque o tempo é infinito.
Sendo o tempo infinito e considerando, ainda, que a vida é a somatória de corpo e algo a mais, as chances de um corpo idêntico ao seu encontrar exatamente o mesmo "algo a mais" seu daqui a infinitos anos é de 100%, o que significa, portanto, que existe vida após a morte. Não no sentido clássico da crença, mas no sentido de que a vida, como o tempo, é infinita. As chances de tudo o que conhecemos acabar é de 100%, assim como as chances de tudo começar de novo é de 100%. As chances do Big Bang se repetir são de 100%. As chances do seu "algo a mais" viver sob qualquer circunstância e ocupar qualquer tipo de corpo, são também de 100%. Assim, todos vivemos sob todas as condições e dentro de todos os corpos de todos os tipos de vida, tanto de maneiras idênticas quanto de modos totalmente diferentes, infinitas vezes, por toda a eternidade.
Assim, sentimos felicidade infinita, tão quanto tristeza infinita, saudades infinitas, loucura infinita, paixão infinita, doença infinita, orgasmos infinitos. Tudo exatamente na mesma quantidade: o infinito. Infinitamente buscando algum sentido pra tudo isso.
Então na próxima vez que você estiver numa mesa de boteco, valorize cada gole de sua cerveja - você beberá dessa garrafa por toda a eternidade. Valorize a barata que morre na sola do seu sapato, ela voltará pra te infernizar e morrerá novamente por sua sola suja, sempre. Mas mesmo que aconteça sempre, valorize! Porque um dia, sem aviso prévio, aquela mesma barata vai se vingar de você, e a mesma cerveja vai estar quente - sempre.
Filosofia de boteco - valorize.

Nenhum comentário:

Postar um comentário