quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Um novo coro

Faz muito tempo que eu não escuto nada que me faça querer fazer algo diferente. Sinto a música popular brasileira apática. Não sei se espero demais... Talvez, e neste talvez fica registrado a minha dúvida, eu esteja esperando algo além do além... Mas enfim, nos últimos anos ninguém lançou nada que me fez vibrar! Gosto de muita coisa nova! Não sou hipócrita... Afinal, estamos no Brasil! Haja o que houver, eu acredito que o Brasil sempre produzirá coisas boas. Mas talvez, por isso mesmo, eu sinto falta de algo mais febril. Não sei se fomos mal acostumados pela nossa cultura musical, ou mesmo pela nossa história. Mas eu sinto que falta uma simbologia do momento no que diz respeito a música popular brasileira. Falta verdade, falta vísceras, falta algo além do simplesmente ser. E eu digo isso não só como um ouvinte crítico do que acontece hoje, mas também como um compositor em conflito com a sua geração. O jovem está muito hedonista, muito niilista, sem entender os seus próprios conflitos. Não estou pregando aqui a busca pela felicidade! Mas eu acho que estamos sem referencial do que não queremos... Isso é interessante!!! Sinto que algo está para acontecer. São nestas horas de caos, de desapego ao que já aconteceu, de desilusão, que surge o novo. Não digo o novo momentâneo, eu digo um novo sujo, político, quem sabe golpista, carrasco, temporário, ou mesmo eterno! Precisamos fazer algo... Convoco vocês, infelizes ou felizes, poetas ou burocratas, putas ou santas, a cantar um novo coro.

Um comentário:

  1. Taí! Brilhante manifesto... Precisamos começar uma nova página da história da boa música brasileira... Já conseguimos - em partes - superar a "bundalização" da música popular. Penso que então o momento é propício para começar algo novo...

    ResponderExcluir